11 de agosto de 2011

Pediram para eu me calar ao contrário hoje


  • "O silêncio que aceita o mérito como a coisa mais natural do mundo constitui o mais retumbante aplauso".
The silence that accepts merit as the most natural thing in the world is the highest applause.
Ralph Waldo Emerson 


Não sei o que é mais incômodo: os outros se incomodarem com o fato de eu, às vezes, ser silenciosa, ou o meu próprio desconforto ante o que certas pessoas pensam em relação ao meu silêncio. Pode ter sido um repuxe de simpatia, uma tentativa de entrosamento por parte do verborrágico que me abordou em meio a outros igualmente falantes, mas não me agradou expor minha pouca fala a todos. Por que as pessoas não refream suas línguas ou, pelo menos, respeitam meus momentos calados? Quando mal conheço, mal converso, sou do tipo de flor que abre devagar, especialmente tratando-se de um grupo com cinco pessoas quase senis, dos quais a grande bagagem compartilhada aprazia-me ouvir um tanto mais, em meio a muito trabalho a ser concluído em quase três turnos. O labor de um revisor, especialmente, exigia o oposto da conversação: a leitura atenta e a correção.

Nenhum comentário: